Reflexão sobre Caridade

Definição de caridade: (lat caritate: Amor de Deus e do próximo. Benevolência, bom coração, compaixão. Beneficência, esmola.) é um termo derivante do latim caritas (afeto, amor), que tem origem no vocábulo grego chàris (graça). A caridade pode ser entendida como um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária. Termos afins: amor ao próximo; bondade; indulgência; perdão; compaixão.

     Gostaria que os amigos examinassem a si mesmos e também as casas ou centros que frequentam e comparassem com a descrição de caridade como está explicada acima. Tenho certeza que muitos vão sentir um certo aperto na garganta e outros vão tolamente argumentar que são sim caridosos.
Mas quantas vezes não damos a devida atenção a um amigo, colega ou mesmo desconhecido com a desculpa de não termos tempo ou mesmo dinheiro para ajudar? Quantos de nós não desperdiça momentos preciosos em atividades sociais não tão salutares ao desenvolvimento espiritual? E isso sem contar as vezes que ajudamos alguém e espalhamos aos quatro ventos que o fizemos somente para satisfazer nosso ego.
Muitas vezes para praticar a caridade basta apenas cedermos nossos ouvidos a quem necessita falar mesmo que por alguns minutos apenas. Um conselho a um amigo em duvida, um abraço, um simples sorriso são coisas que não custam nada mas valem muito principalmente se forem de coração, são a forma mais simples e pura de caridade.
Peço aos amigos que trilham o caminho da espiritualidade que façam essa auto analise e busquem no seu coração a resposta sincera e a vontade de mudar e se corrigir, pois só assim seremos capazes de ajudar ao próximo e nos ajudarmos mutuamente a trilhar o caminho em busca da luz e do progresso espiritual.

Aranauam

Wanderley Donaire Maganha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s